Da cidade para a roça, e agora?

Imagem: Alexandre Souza Almeida

Mas afinal, você já se perguntou como é a transição da vida Urbana para a vida Rural? Vem comigo que eu te conto a minha experiência.

Até o final de 2019, eu nem imaginava que iria morar no ambiente rural, eu já estava completamente adaptado à vida, uma vez que 25 anos de minha vida, eu vivi na região central de uma grande cidade.

Não foi uma motivação pessoal que me levou à essa transição tão radical, mas sim a força da necessidade financeira e a certeza de uma vida mais saudável e melhor para meu filho.

Desde que me conheço por gente, convivo com a tecnologia e seus benefícios, desde sinal de telefonia móvel, à internet de fibra ótica. O problema é, a área rural oferece esses meios? A resposta é simples, depende. Isso se dá em razão da localização, quanto mais ao interior, menos tecnologia à disposição.
Hoje em dia vivo na área rural, no interior de uma Cidade com menos de 14.000 habitantes, contracenando com meus quase 25 anos vividos em um Grande Centro Urbano com aproximadamente 700.000 Habitantes. Você tem noção do que é isso?

A vida numa Cidade grande me propiciava facilidades, principalmente no que se refere à acesso à informação, tecnologia, supermercados, Instituições Bancárias, vida social, etc. Contudo, ao contrário do que se imagina, hoje em dia a roça não é mais sinônimo de limitações em termos de conforto e acesso à todas as facilitações que existem nos centros urbanos. Pessoal, eu tenho tudo isso aqui mesmo, na roça. Calma, que eu te mostro. Vem comigo:


Emprego? Eu produzo minha alimentação, diga-se de passagem, com galinhas e ovos caipira, peixes que eu mesmo pesco em nossa lagoa, além de verduras e legumes cultivados sem quaisquer agrotóxicos. O excedente, eu vendo utilizando minha maquininha de cartão de crédito e débito, que você pode adquirir com um descontão de R$60,00 na imagem abaixo.

O acesso à informação, se dá por meio de internet por satélite, não é a melhor, mas funciona perfeitamente bem nas áreas rurais mais afastadas, como é meu caso. As compras de mercado, são em valores baixos, apenas aquilo o que não se pode produzir aqui no ambiente rural e claro, as guloseimas não é mesmo? Afinal, hábitos incentivados durante 25 anos não somem da noite para o dia. Hahaha.
O custo de vida, de fato, é baixíssimo, tendo como gastos principais a energia elétrica que é rural, internet, e combustível para o carro, uma vez que todo o resto, a natureza nos fornece, desde que haja disposição e força de vontade para cultivar a terra, o que não é uma tarefa fácil.
.
A vida aqui não é fácil, mas asseguro que é gratificante.
Você vê o tanto de alimento que dá na sua terra, sem custo, sem agrotóxicos, tudo isso sendo feito no esforço do seu próprio trabalho, você dando valor ao seu alimento, respeitando a sua terra, os animais que a cercam, respeitando acima de tudo a natureza que te dá o que você precisa. Isso pessoal, não tem preço.







Nossas frutas são muito mais doces e saborosas que essas comercializadas em mercados tradicionais, respeitamos o tempo de amadurecimento do fruto no pé.
Vale ressaltar que nem sempre os frutos cultivados sem agrotóxicos são grandes e perfeitos estéticamente como aqueles que adquirimos nas prateleiras dos mercados, onde a busca pela perfeição se sobrepõe ao que é saudável para o consumo.

Mas é como eu disse antes, o trabalho é perpétuo, não é fácil, mas é extremamente gratificante ver o resultado disso.







É nesse ambiente que optei por criar meu filho, sem abrir mão das facilidades que a vida urbana me oferecia e com todos os benefícios que a natureza também me oferece hoje em dia.



É com essa imagem que eu vou me despedindo de vocês, se quiserem saber mais, por favor, acompanhem o Blog, podem seguir a gente pela página no Facebook, você a encontra no menu lateral do Blog ou clicando aqui. Até mais pessoal.

Comentários

  1. Parabéns pela decisão! Eu tenho uma chácara em Brasilia e faltam 3 meses para mudar com a família pra lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito satisfatório saber disso, parabéns pela sua escolha também, não irá se arrepender. Mas lembre-se que o trabalho não para, mas a gratidão à natureza também não irá parar nunca. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário