Cartão de Crédito, amigo ou inimigo?

Essa é uma pergunta um pouco difícil de ser respondida, pois o cartão de Crédito é uma ferramenta incrível se bem utilizada, por outro lado, pode ser uma "guilhotina" às suas finanças se não for bem utilizado.

Utilizando cartões de Crédito (sim, no plural, tive vários) eu aprendi algumas coisas interessantes. Há cartões de Crédito que te dão descontos em antecipação de parcelamentos de suas faturas, e há cartões de Crédito que te dão pontuações que podem ser trocadas por benefícios ou até prêmios, mas no final das contas, a finalidade dos cartões será sempre a mesma: compra à prazo.

Tive cartões de Crédito vinculados à instituições bancárias, e cartões vinculados à fintechs, na prática, não há diferença entre ambos. Só que calma lá, tem um porém enorme nisso, cartões de Crédito vinculados à fintech costumam ter fatura digital em tempo real, isto é, ao realizar uma compra, estará já constando a compra no teu Smartphone. Isso é bom para duas coisas:
  1. Você pode ter um melhor controle em relação à seu cartão;
  2. Fica muito mais difícil você ter uma surpresa desagradável em sua fatura, como um golpe, por exemplo.
Quando eu morava em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, no início deste ano de 2020, o cartão de Crédito me ajudou bastante, sim, me salvou, em contraste ao ano de 2018 onde eu tive uma larga dívida com a instituição, um valor altíssimo (meu limite superava em aproximadamente 7 vezes os meus vencimentos), mas só foi possível eu conseguir me virar desempregado com o cartão até conseguir um emprego, em razão da experiência que eu já possuía até então.

Vou portanto passar aqui as coisas que eu aprendi tendo um cartão de Crédito:
  1. Fique sempre de olho na sua fatura de cartão de Crédito, muitas vezes você estará na rua, verá algum produto que o interesse, inclusive em se tratando de comida e você não estiver com fome, e irá adquirir (nem que seja por meio de parcelamento). Quando você fica de olho em sua fatura, você fica sempre sabendo o quanto pode gastar, o que por sua vez torna mais difícil que você tenha uma desagradável surpresa no futuro. De repente, essa compra pode estar fora do seu orçamento neste momento. Quem sabe no mês que vem?
  2. Há muitos cartões de Crédito que possuem a taxa de anuidade isenta, por exemplo, ao invés de pagar R$300 (valor hipotético) por ano em um cartão de Crédito apenas em taxas, quando pode ter um que não possua esse desconto nas suas faturas?
  3. Se a instituição financeira que você utiliza possuir a função de gerar cartão de Crédito virtual para que se possa realizar suas compras virtuais, sério, use sempre a função de cartão virtual na internet, e nunca o plástico. Digo isso porque o cartão virtual dificilmente pode ser clonado já que ele tem um prazo de existência muito reduzido, enquanto que no plástico, esse cartão irá expirar de acordo com a data de validade inserida nele. Os cartões virtuais existem para que sejam dificuldados os golpes por meio da internet, já que todo cuidado hoje em dia é pouco.
  4. Se você possui um valor de R$1.000,00 (valor hipotético) em sua conta bancária, e o produto que te interesse custar metade disso, isto é, R$500,00, sua fatura para o mês estiver em R$500,00 e próximo de fechar, considere adquirir o produto no cartão de Crédito na modalidade à vista (em 1 vez), na hora de pagar a fatura, isso irá se traduzir em um produto à menos para pagar no mês que vem, e nos subsequentes. No mês seguinte você irá receber seu salário, e um cartão sem dívidas. Assim, evita-se qualquer surpresa desagradável.
  5. As taxas de cartão de Crédito no Brasil são em média de 352,76% ao ano. Portanto pense muito bem antes de fazer um parcelamento em valor alto.
Lembre-se de que isso tudo se trata das minhas experiências com cartão de Crédito, alguém que possuía um déficit de quase R$4.500,00 parcelados, e ficou desempregado no meio do caminho. A dívida não espera você adquirir emprego novo. Juízo é o grande segredo para se gerenciar um cartão de Crédito.

Hoje em dia eu opto sempre por pagar por meio de meu cartão de Crédito, claro, em apenas 1 vez sempre que possível, o que for necessário parcelar, eu tomo o cuidado para que sejam parcelas de baixo valor já que, tão logo seja possível eu ter o valor para pagá-los integralmente, eu posso antecipar as faturas e quitar.

Ah, e meu cartão de Crédito não possui anuidade, tente você também ter um sem anuidade.
Espero, de coração, que minhas dicas sejam de grande uso para você, caro leitor.

Comentários